Como consultar CNPJ na Receita Federal? Tutorial completo!

Neste tutorial, vou explicar passo a passo como fazer a consulta CNPJ no site da Receita Federal e imprimir o comprovante.

É importante aprender este procedimento porque existem algumas situações em que exigem a apresentação deste documento como, por exemplo, a abertura de conta bancária pessoa jurídica. Eu não fazia a mínima ideia do que era isso e, assim como você, pesquisei na internet e acabei descobrindo.

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é um número que identifica uma empresa ou arranjo sem personalidade jurídica (por exemplo, condomínios, órgãos públicos etc) diante da Receita Federal do Brasil.

O cadastro compreende diversas informações como:

– Nome da empresa;

– Data de abertura;

CNAE (código e descrição da atividade econômica principal);

– Endereço;

– Situação cadastral etc.

Observação: O comprovante não mostra o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido etc).

É sempre importante fazer a consulta CNPJ para ter certeza de que a sua empresa esteja ativa e com todas as informações corretas no cadastro da Receita Federal. Isto é fundamental para evitar possíveis transtornos e uma enorme dor de cabeça no futuro.

Não se preocupe porque o procedimento é bastante simples e você precisará apenas do número do CNPJ da empresa e uma conexão de internet. O ideal é fazer a consulta CNPJ de um computador para uma melhor visualização dos dados.

Caso queira imprimir o comprovante da situação cadastral (também conhecido como cartão CNPJ), assegure que tenha uma impressora instalada no computador.

 

Consulta CNPJ – Passo a Passo Fácil

1) Entre no sistema da Receita Federal clicando neste link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

2) A imagem abaixo mostra a página que você irá encontrar. Este é o sistema oficial para realizar a consulta de CNPJ:

Consulta CNPJ Receita Federal

3) Insira apenas os números do CNPJ da sua empresa no campo disponível. Não é necessário incluir traços ou pontos.

4) Digite os caracteres mostrados na imagem do código de segurança. Esta é uma medida de segurança para evitar spam no sistema. Caso não consiga ler direito o que está escrito, clique no botão disponível no canto superior direito para gerar uma nova imagem.

Atenção: Você deve digitar exatamente a letra no formato que aparece na imagem porque o sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Se aparecer a letra maiúscula e você digitar a letra minúscula, ocorrerá um erro na validação e o relatório da consulta de CNPJ não será gerado. Digite com atenção!

5) Depois disso, clique em “Consultar”.

6) A imagem abaixo mostra o comprovante que é gerado no sistema após consultar CNPJ:

Cartao CNPJ

Observação: As informações foram ocultadas em preto por questões de privacidade.

 

Recomendação após consultar CNPJ

7) Verifique todas as informações do cadastro e caso haja alguma divergência, entre em contato com o seu escritório contábil para atualizar os dados ou, caso seja um microempreendedor individual (MEI), verifique o procedimento no site da Receita Federal. É extremamente importante manter estes dados atualizados.

Para imprimir o comprovante da consulta CNPJ, basta clicar na impressora disponível nas opções do seu navegador.